quarta-feira, março 28, 2007

Quero Aprender a Lamentar!

Quero Aprender a Lamentar! Quero aprender e conhecer o coração de Deus para lamentar o que acontece em minha pátria. Chorarei pelos rios que viraram esgotos, pelas florestas que tombaram pela ganância do mercado e pelas praias que perderam sua virgindade branca e estão inundadas de lixo. Sentirei meu coração apunhalado quando lembrar que o Brasil se tornou uma ameaça à humanidade - uma Amazônia devastada representará, talvez, o desequilibrio final e total do sistema ecológico mundial.
Quero conhecer melhor o coração de Deus para chorar pela existência de clínicas clandestinas de aborto, de cortiços onde travestis negociam barato o corpo, de mendigos que dormem com suas famílias sob viadutos e de favelas imundas que se multiplicam nas margens de corrégos fétidos. Desejo compreender o que significou para Jesus afirmar: "Da mesma forma, o Pai de vocês, que está nos céus, não quer que nenhum destes pequeninos se perca" (Mt 18.14)
Quero conhecer melhor o coração de Deus para lamentar a exportação de crianças para servirem ao sórdido mercado da pedofialia. Quero prantear pelo Brasil que se transformou em rota do turismo sexual.
Quero conhecer melhor o coração de Deus para lamentar o fato de muitos setores evangélicos do Ocidente terem se alinhado a uma geopolítica norte-americana desastrada. Chorarei por terem apoiado uma guerra por inviabilizarem o diálogo com o mundo islâmico. É lamentável que os mulçumanos identifiquem os cristãos como infiéis sanguinários e legitimadores de um doutrina bélica.
Quero conhecer melhor o coração de Deus para poder lamentar a perda da credibilidade da igreja. Precisam doer em mim os fracassos morais que se sucedem, o clero que espolia o pobre, os sermões que se tornaram irrelevantes e a fé que se transformou em mercadoria. Perto de Deus saberei valorizar o sangue dos mártires e missionários e o esforço dos teólogos. Direi que a fé não pode se perder num mar de obviedades. Quero indignar-me com os discursos vazios, as promessas irreais e a banalização do milagre!


Almejo ser tão íntimo de Deus como o profeta Isaías o foi. Eu também direi que Deus odeia as festas religiosas e as muitas orações feitas em seu nome sem que se busque a justiça, combate a opressão e defenda o direito da iúva e do órfão.






Sei que há tempo para celebração, mas hoje que aprender a lamentar!

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

òtimo texto...acho que nos resta mesmo é aprender lamentar.

11:39 AM  

Postar um comentário

<< Home