quinta-feira, janeiro 25, 2007

5 S

Modelo de gestão japonês mostra como hábitos simples podem melhorar a rotina da empresa e dos funcionários. Uma maneira simpes de melhorar as relações e o ambiente no trabalho e aumentar a produtividade simplificando procedimentos, otimizando recursos e tempo. Assim é o 5S (Seiri, Seiton, Seisou, Seiketsu e Shitesuke) desenvolvido pelos japoneses no pós-guerra e que ainda hoje, 60 anos depois, é adotado com sucesso nas organizações, sendo considerado o primeiro passo para um programa de qualidade total.
Os objetivos do programa são claro: além de promover uma mudança na atitude dos funcionários, diminuir desperdícios e custos, aumenta a produtividade.
SEIRI - Senso de Utilização - este senso é utilizado para identificar e eliminar objetos e informações desnecessárias, existentes no local de trabalho.
SEITON - Senso de Ordem e Arrumação - é uma atividade para arrumar as coisas que sobraram depois do Seiri. É a simplificação. Materiais devem ser colocados em locais de fácil acesso com disposição funcional.
SEISO - Senso de Limpeza - nesta etapa, deve-se limpar a área de trabalho, eliminando todos os agente que agridem o ambiente, como iluminação deficiente, mau cheiro, ruídos, pouca ventilação, etc.
SEIKETSU - Senso de Padronização, Asseio e Saúde - após as três primeiras etapas deve-se partir para a padronização e melhora contínua das atividades. Criar condições favoráveis à saúde física e mental; garantir um ambiente não agressivo e livre de poluentes.
SHITSUKE - Senso de Autodisciplina - compromisso pessoal com o cumprimento de padrões éticos, moráis e técnicos. Quando as pessoas passam fazer o que tem que ser feito e da maneira como deve ser feita, mesmo que ninguém veja, significa que existe disciplina.
Fonte: Jornal dos Empresários de Serviços (Sescap) Janeiro 2007 Ano X N.º 146